As transformações no mercado digital estão cada vez mais rápidas, e o e-commerce se tornou a grande solução para operacionalizar e escalar vendas. Por isso, é fundamental estar por dentro das principais tendências para manter sua empresa sempre em destaque.
Quanto mais rápido você receber o pagamento do seu cliente, mais veloz será o processo de entrega e, consequentemente, mais satisfeito ele ficará. Isso otimiza e impulsiona suas vendas. Além do PIX, já consagrado pelo mercado, é possível utilizar seu próprio QR Code, ou Whatsapp Pay. Além disso, existem diversas plataformas de pagamento online. O mais importante é oferecer ao seu cliente opções que facilitem a sua vida e a dele.
Mesmo que sua equipe de atendimento não esteja online o tempo todo, se você tiver uma ferramenta como um bot, o seu cliente pode conseguir o que precisa a qualquer hora. Com uma configuração bem ajustada, é possível adiantar as etapas de venda, evitando assim perder o cliente ou deixá-lo com dúvida.
Como tudo que envolve o comércio eletrônico, a agilidade é a grande carta na manga para encantar seus clientes. Para isso, vale apostar em parcerias com plataformas de logística que atendam de acordo com o perfil de venda de seus produtos. Mas não esqueça de como compor o preço de acordo com o custo da sua entrega.
Engajamento numa causa nobre sempre gera empatia no consumidor. Nos tempos atuais, quanto mais consciente for a política da sua empresa, maiores as chances de conquistar seguidores e compradores. Produtos e serviços que não agridem a natureza, que não são testados em animais, que revertem parte de seus lucros para projetos sociais sérios são duplamente benéficos: para a sociedade e para você. Mas é importante ressaltar: não vale ser fake.
Não basta atender bem e vender muito. Se sua gestão não for bem alinhada, você terá problemas na hora de fechar seu caixa. As regras para tributação no e-commerce são minuciosas e variam de acordo com cada produto. Desconhecer ou ignorar essas variações pode fazer com que você pague impostos a mais, gerando prejuízo, ou menos, com risco de possíveis multas. Nisso, vale a pena contar com profissionais que entendam, pois o “barato” de fazer sozinho pode sair bem caro.
Entender como funciona a tributação nas empresas é o ponto de partida para a gestão financeira do seu e-commerce. O sistema de cobrança é determinado pelo Governo que estabelece impostos para cada tipo de organização, considerando, principalmente, informações como o porte, a atividade e o faturamento anual.
No Brasil, é um tema bastante sensível, pois impacta diretamente no setor de serviços e produtos. Isso porque o país apresenta uma das maiores taxas tributárias do mundo e uma estrutura extremamente complexa.
Entretanto, as variações da taxação e os altos impostos cobrados sobre os produtos comercializados via e-commerce estão sujeitos a uma nova configuração. Diante do aumento da procura por produtos nas lojas virtuais decorrente da pandemia, o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou a proposta de um novo tributo.
Para ter sucesso em seus negócios, é importante ter ao seu lado uma assessoria especializada em gestão de e-commerce, e em todas as regras tributárias para esse tipo de atividade. Nós da contábilhub contamos com um time que tem toda a expertise em comércio eletrônico, além de mais de 53 anos de mercado. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas, CLICANDO AQUI.